Pesqueira tem segunda maior cobertura de esgoto de Pernambuco, aponta TCE

Município alcançou 91,5% de cobertura de coleta e tratamento de esgoto, enquanto média estadual é de 29,4%, segundo levantamento do Tribunal de Contas

Pesqueira tem segunda maior cobertura de esgoto
Pesqueira tem segunda maior cobertura de esgoto – Foto: Reprodução

Pesqueira alcançou a segunda maior cobertura de coleta e tratamento de esgoto entre os municípios de Pernambuco, segundo levantamento do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE). O município registrou índice de 91,5%, ficando atrás apenas de Toritama, que alcançou 100%.

O resultado coloca Pesqueira acima das médias estadual e nacional e contrasta com o cenário geral de Pernambuco, onde o acesso aos serviços de saneamento ainda apresenta índices baixos.

Cobertura estadual fica abaixo da média nacional

O levantamento do TCE-PE avaliou a situação do abastecimento de água e do esgotamento sanitário nos 184 municípios pernambucanos e no Distrito de Fernando de Noronha.

De acordo com os dados, 71,6% da população de Pernambuco têm acesso à água tratada, enquanto 29,4% contam com coleta e tratamento de esgoto. Os dois índices estão abaixo das médias nacionais, que são de 84,1% e 62,3%, respectivamente.

Com esse cenário, Pernambuco ocupa a 21ª posição entre as unidades da Federação no atendimento aos serviços de saneamento básico.

Os dados utilizados pelo tribunal são do Sistema Nacional de Informações em Saneamento Básico (SINISA), publicados em dezembro de 2025.

Pesqueira aparece entre os maiores índices

Pesqueira tem segunda maior cobertura de esgoto

O índice de 91,5% registrado por Pesqueira coloca o município entre as cidades pernambucanas com maior cobertura de esgotamento sanitário.

No ranking apresentado pelo levantamento, Toritama aparece com 100%, seguida por Pesqueira, com 91,5%. Cupira, com 87,1%; Panelas, com 85,3%; e Bom Jardim, com 84%.

O percentual de Pesqueira está 62,1 pontos percentuais acima da média registrada em Pernambuco e também supera a média nacional de 62,3%.

Perdas de água chegam a 43,4% em Pernambuco

Além da cobertura de saneamento, o TCE analisou as perdas na distribuição de água. Em Pernambuco, 43,4% da água tratada não chegam às torneiras dos consumidores.

Na prática, a cada mil litros de água distribuídos, 434 não chegam ao consumidor final. O índice pernambucano supera a média nacional, de 39,53%. Assim como no percentual de 41,8% registrado no levantamento anterior.

Entre as causas apontadas para as perdas estão vazamentos em tubulações antigas, rachaduras em reservatórios, problemas de pressão na rede. Além de ligações clandestinas, furtos e erros ou fraudes na medição dos hidrômetros.

Entre os municípios com maiores índices de desperdício aparecem Salgadinho, com 86,1%; Água Preta, com 81,9%; Camaragibe, com 71,9%; João Alfredo, com 68,1%; e Cabo de Santo Agostinho, com 66,7%.

TCE acompanha metas de universalização

O levantamento integra o Painel de Saneamento do TCE, que acompanha a cobertura e a qualidade dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário em Pernambuco.

O trabalho também verifica o cumprimento das metas estabelecidas pelo Novo Marco Legal do Saneamento, instituído pela Lei nº 14.026/2020. A legislação prevê que, até 31 de dezembro de 2033, 99% da população tenha acesso à água tratada e 90% seja atendida por serviços de esgotamento.

Desde 2020, o TCE realiza levantamentos nos municípios pernambucanos e em Fernando de Noronha para acompanhar a situação do saneamento. Além da implantação dos Planos Municipais e os principais indicadores dos serviços.

As informações são obtidas junto aos gestores públicos e na base de dados do Sinisa.

De acordo com Alfredo Montezuma, gerente de Estudos e Suporte à Fiscalização do TCE, o tribunal continuará acompanhando a situação e cobrando dos gestores públicos o cumprimento dos prazos previstos.

Compartilhe esta reportagem

Deixe um comentário