Câmara de Buíque: novos vereadores tomam posse nesta segunda-feira (4)

Justiça Eleitoral oficializa mudança e define data para posse dos novos parlamentares de Buíque

Posse novos parlamentares de Buíque
Posse novos parlamentares de Buíque – Foto: Reprodução

A Câmara de Vereadores de Buíque realiza, na próxima segunda-feira (4), a cerimônia de posse dos novos parlamentares que assumem as cadeiras do Legislativo municipal. O ato oficializa a mudança no cenário político local após a Justiça Eleitoral de Pernambuco concluir, na última quarta-feira (29), a retotalização dos votos das eleições de 2024. A medida cumpre a decisão judicial que cassou os mandatos do MDB por fraude à cota de gênero, exigindo a recomposição imediata da Casa.

Mudança no Legislativo

A Justiça determinou a recontagem dos votos para cumprir a sentença que julgou procedente a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE). Com isso, a decisão reconheceu que o MDB utilizou candidaturas femininas fictícias apenas para atingir a cota mínima de 30% exigida por lei, sem que as candidatas participassem efetivamente da disputa.

Com a anulação de toda a chapa do MDB, os votos atribuídos ao partido foram invalidados. Desse modo, o que obrigou o Cartório Eleitoral da comarca a recalcular o quociente eleitoral, bem como a redistribuir as vagas na Câmara Municipal.

Quem assume as cadeiras

Com a atualização do sistema, cinco novos nomes passam a ocupar as vagas no Legislativo de Buíque. São eles:

  • Cícero de Felinho da Serrinha (Cícero Edson da Silva): 976 votos;
  • Rodrigo da Ótica (Rodrigo de Souza Carvalho): 818 votos;
  • Viviana de Zé Leobino (Viviana Gomes da Silva): 761 votos;
  • Leonardo de Gilberto (Leonardo César Arcoverde de Souza): 667 votos;
  • Elson Francisco e Silva: 583 votos.
Entenda o Caso

A retotalização ocorreu após suplentes e lideranças políticas locais moverem a ação que denunciou a fraude. Ao identificar o uso de “candidatas laranjas”, a Justiça Eleitoral reforçou o rigor no cumprimento das cotas de gênero. Dessa forma, resultando na perda imediata dos mandatos ligados ao partido penalizado.

📲 Não perca nenhuma notícia importante de Arcoverde bem como da região.

Se você quer se manter sempre bem informado, entre no canal oficial do Portal Panorama no WhatsApp. Receba em tempo real alertas, atualizações exclusivas e os principais acontecimentos direto no seu celular. Além disso, você acompanha tudo com mais rapidez e, ao mesmo tempo, de forma totalmente gratuita, sem depender de redes sociais.

👉 Por isso, clique aqui e entre agora.

#Compartilhe clicando em uma das opções abaixo
Clara Melo
Clara Melo
Artigos: 47

Deixe um comentário