
A educação básica é de responsabilidade dos municípios, mas a governadora Raquel Lyra (PSD) decidiu ampliar sua atuação no setor ao anunciar, no início da gestão, a construção de 250 creches em Pernambuco. O projeto, inspirado na experiência da então prefeita de Caruaru, que lhe rendeu o apelido de “Racreche”, prevê 60 mil vagas até 2026, com mobília, um ano de manutenção e investimento de R$ 1,1 bilhão.
Em maio de 2024, o governo lançou o edital para o primeiro lote, com 51 unidades. No mês passado, com o quarto lote, o total chegou a 192 creches em processo de licitação. Apesar dos avanços burocráticos, nenhuma unidade foi entregue até o momento, o que motivou duras cobranças da oposição durante a sessão desta terça-feira (7) na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).
Leia também: Pernambuco oferece mais de 2 mil vagas de emprego com salários de até R$ 12 mil em concursos e seleções
Em pronunciamento que contou com nove apartes, incluindo dois de parlamentares da base governista, o deputado Antonio Coelho (União Brasil) criticou o ritmo das obras. Segundo ele, em Cabrobó as construções estão apenas no início, enquanto em Lagoa Grande não há sequer sinal de canteiro de obras. Situação semelhante, afirmou o parlamentar, ocorre em Belém de Maria, Garanhuns, Jataúba, São Joaquim do Monte e Vertentes.
Líder do governo na Casa, a deputada Socorro Pimentel (União) rebateu as críticas, alegando que parte dos atrasos decorre de entraves administrativos nas prefeituras, especialmente nas que são comandadas por oposicionistas. Ela citou que em Araripina o terreno está pronto, mas falta o alvará da prefeitura, e que em Garanhuns a liberação só foi concedida nesta semana. O deputado Cayo Albino (PSB), que representa o município e é filho do prefeito Sivaldo Albino, saiu em defesa da gestão municipal, afirmando que há, na verdade, pendências do próprio governo estadual.
Sem estabelecer prazos para as entregas, Socorro Pimentel desviou o foco das críticas e direcionou ataques ao prefeito do Recife, João Campos (PSB). Nesse sentido, provável adversário de Raquel Lyra nas eleições de 2026. A parlamentar cobrou a conclusão de obras atrasadas na capital, como o Hospital da Criança e a reforma da orla de Boa Viagem, além de registrar que o município enfrenta déficit nas contas desde 2023.
Enquanto isso, o governo estadual tenta avançar com o projeto. Comentam-se nos bastidores que a adoção de estruturas pré-moldadas deverá agilizar a execução das creches. Mas ainda não há previsão para a entrega das primeiras unidades.
📲 Não perca nenhuma notícia importante de Arcoverde bem como da região.
Se você quer se manter sempre bem informado, entre no canal oficial do Portal Panorama no WhatsApp. Receba, portanto, em tempo real alertas, atualizações exclusivas e os principais acontecimentos direto no seu celular. Além disso, você acompanha tudo com mais rapidez e, ao mesmo tempo, de forma totalmente gratuita, sem depender de redes sociais.







