
O Governo de Pernambuco anunciou a abertura do processo licitatório para a execução das obras de requalificação do Santuário de Nossa Senhora das Graças, localizado no distrito de Cimbres, em Pesqueira. O investimento previsto é de R$ 17,4 milhões, e o prazo de execução estabelecido é de dez meses.
Leia também: Egape oferece mais de 6 mil vagas em cursos gratuitos de outubro
A sessão de abertura da licitação está marcada para o dia 21 de outubro, às 10h. O edital e seus anexos podem ser consultados no site da Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab), no Portal de Compras Públicas. Bem como, presencialmente na sede da instituição, em Recife.
De acordo com o secretário estadual de Turismo e Lazer, Kaio Maniçoba, a obra representa não apenas uma melhoria estrutural. Mas também uma oportunidade de impulsionar a economia local. “O santuário é um espaço sagrado de grande importância para Pernambuco e para o Brasil. Com a requalificação, vamos oferecer mais infraestrutura, acessibilidade e conforto, fortalecendo ainda mais Pesqueira como destino turístico”, destacou.
Além disso, o secretário estadual de Projetos Estratégicos, Rodrigo Ribeiro, ressaltou o compromisso do governo com o setor. “A governadora Raquel Lyra tem atuado em várias frentes para o desenvolvimento do Estado, e o turismo religioso não é diferente. Esse investimento reforça a relevância do santuário e acompanha o crescimento do turismo em Pernambuco”, afirmou.
Objetivo das obras
De acordo com a diretora de Obras de Infraestrutura da Cehab, Paula Boumann, o projeto tem como objetivo valorizar a história, a cultura e a religiosidade da região. O santuário está situado na Serra do Ororubá, em território indígena do povo Xucuru, e será adaptado às normas vigentes. A intervenção abrangerá cerca de 10 mil m², com melhorias que incluem novos estacionamentos para ônibus, caravanas, carros e motos, além de áreas de apoio com banheiros, copa e espaço para refeições.
O projeto também prevê a construção de um centro comunitário com lojinhas, quiosques, espaço de exposição e convivência, bem como a requalificação da arquibancada existente, que será parcialmente coberta. Uma nova praça de eventos integrada a um palco para apresentações religiosas e culturais também será implantada, ampliando as condições de acolhimento de fiéis e visitantes.
📲 Não perca nenhuma notícia importante de Arcoverde bem como da região.
Se você quer se manter sempre bem informado, entre no canal oficial do Portal Panorama no WhatsApp. Receba, portanto, em tempo real alertas, atualizações exclusivas e os principais acontecimentos direto no seu celular. Além disso, você acompanha tudo com mais rapidez e, ao mesmo tempo, de forma totalmente gratuita, sem depender de redes sociais.







