Saúde de Pesqueira reforça prevenção, assistência domiciliar e cuidado humanizado com ações no município

Ações de prevenção e assistência em Pesqueira fortalecem a saúde pública com vigilância, atendimento domiciliar e cuidado humanizado

Ações de prevenção e assistência em Pesqueira
Ações de prevenção e assistência em Pesqueira – Foto: Reprodução

A Secretaria de Saúde de Pesqueira intensificou as ações de prevenção, assistência e cuidado humanizado por meio de iniciativas voltadas tanto para a vigilância em saúde quanto para o atendimento domiciliar de pacientes.

Uma das ações ocorreu na Aldeia São José, onde equipes da Prefeitura, Agentes de Combate às Endemias e lideranças indígenas realizaram uma força-tarefa de vigilância e controle da leishmaniose. A mobilização teve como objetivo monitorar a doença e fortalecer as ações preventivas. Além de ampliar a proteção da saúde da população indígena e dos animais da comunidade.

Leia também: VÍDEO: alunos dançando para ganhar doces viraliza e resgata tradição junina em escola quilombola de Itaíba

Durante a atividade, os profissionais realizaram testes rápidos em nove animais que apresentavam sintomas compatíveis com a leishmaniose. A medida permite o acompanhamento dos casos e a adoção de estratégias para evitar a disseminação da doença no território.

Segundo a Secretaria de Saúde, ações desse tipo contribuem para o diagnóstico precoce, o controle das endemias e o fortalecimento da saúde coletiva, especialmente em áreas que exigem monitoramento permanente.

Além das ações de vigilância, a rede municipal de saúde também promoveu um momento especial por meio do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), responsável pelo acompanhamento de pacientes atendidos pelo programa Melhor em Casa.

Ações de prevenção e assistência em Pesqueira

A equipe realizou uma visita à paciente dona Josefa, que recebeu não apenas o atendimento multiprofissional oferecido regularmente pelo serviço, mas também uma homenagem junina. Um sanfoneiro participou da visita e levou música e animação para dentro da residência, transformando o atendimento em um momento de acolhimento e alegria.

A iniciativa reforçou o compromisso do SAD com um cuidado humanizado, valorizando não apenas a assistência clínica, mas também o bem-estar emocional e a qualidade de vida dos pacientes atendidos em casa.

Com ações que vão da prevenção de doenças ao acolhimento domiciliar, a Prefeitura de Pesqueira segue fortalecendo a rede municipal de saúde e ampliando o acesso da população a serviços cada vez mais próximos e humanizados.

📲 Não perca nenhuma notícia importante de Arcoverde bem como da região.

Se você quer se manter sempre bem informado, entre no canal oficial do Portal Panorama no WhatsApp. Receba, portanto, em tempo real alertas, atualizações exclusivas e os principais acontecimentos direto no seu celular. Além disso, você acompanha tudo com mais rapidez e, ao mesmo tempo, de forma totalmente gratuita, sem depender de redes sociais.

👉 Por isso, clique aqui e entre agora.

Compartilhe esta reportagem

Deixe um comentário