Implantação de ambulância do Samu em Arcoverde avança com chegada da primeira UTI móvel e reforça atendimento de urgência

A implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Arcoverde deu mais um passo importante com a chegada da primeira ambulância que fará parte da estrutura do serviço no município. A Unidade de Suporte Avançado (USA), considerada uma UTI móvel, foi recebida pela secretária municipal de Saúde, Maria Clara.
A conquista é resultado da articulação do prefeito Zeca Cavalcanti, que assumiu o compromisso de viabilizar a implantação do SAMU na cidade. A iniciativa começou a ser estruturada em julho de 2025 e agora avança com a chegada do primeiro veículo. A segunda ambulância, uma Unidade de Suporte Básico (USB), deverá ser entregue nas próximas semanas.
Leia também: Estacionamento Solidário transforma São João de Arcoverde em rede de apoio a famílias em vulnerabilidade
Em vídeo divulgado pela Prefeitura, a secretária Maria Clara destacou a importância da chegada da ambulância para a saúde pública do município.
“O SAMU começa a virar realidade em Arcoverde, graças à articulação do prefeito Zeca Cavalcanti. E sem conversa, com muito trabalho”, afirmou. O veículo foi conquistado por meio do PAC Saúde, do Governo Federal.
Enquanto aguarda a chegada da segunda unidade, a Prefeitura trabalha na implantação da base operacional que abrigará as ambulâncias e as equipes responsáveis pelos atendimentos de urgência e emergência.
A gestão municipal também prepara um processo seletivo para contratação de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores socorristas. Os profissionais passarão por treinamento específico para atuar no serviço.
A implantação do Samu ocorrerá por meio do Consórcio Intermunicipal do Pajeú (Cimpajeú), integrando Arcoverde à rede regional de atendimento pré-hospitalar.
Para Zeca Cavalcanti, a chegada da primeira ambulância representa a concretização de uma reivindicação histórica da população.
“Assumimos esse compromisso e estamos entregando resultados. A chegada da primeira ambulância mostra que o Samubestá cada vez mais próximo de entrar em operação. Em breve receberemos a segunda unidade e concluiremos toda a estrutura necessária para oferecer um atendimento mais rápido e eficiente à população”, destacou o prefeito.
Quando entrar em funcionamento, o Samu ampliará a capacidade de resposta às ocorrências de urgência e emergência, garantindo mais agilidade no atendimento e mais segurança para os pacientes de Arcoverde e região.
📲 Não perca nenhuma notícia importante de Arcoverde bem como da região.
Se você quer se manter sempre bem informado, entre no canal oficial do Portal Panorama no WhatsApp. Receba, portanto, em tempo real alertas, atualizações exclusivas e os principais acontecimentos direto no seu celular. Além disso, você acompanha tudo com mais rapidez e, ao mesmo tempo, de forma totalmente gratuita, sem depender de redes sociais.







